“É importante que possamos mobilizar recursos para financiar essas necessidades em termos de reconstrução, por isso estamos a solicitar o engajamento de todos os cabo-verdianos com uma sobretaxa do IVA em 0,5% apenas para que este programa seja financiado”, explicou adiantando que esta medida exclui produtos como electricidade e água e os pacotes turísticos negociados antes da entrada em vigor do OE.
O aumento do IVA em 0,5 irá vigorar por um ano e o Estado deve arrecadar cerca de 400 mil contos que serão canalizados directamente para as obras em Santo Antão.
Governo quer aumento do IVA em 05% para financiar a reconstrução de Santo Antão
Devido as chuvas de Setembro, a ilha de Santo Antão sofreu estragos, tendo mesmo sido declarado estado de calamidade, e para tal a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2017 prevê um aumento do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) em 0,5% para financiar o programa de reconstrução da ilha das montanhas.
Após ter entregue a proposta à mesa de Assembleia Nacional para o agendamento da sua discussão em plenário, o ministro das Finanças, Olavo Correia, lembrou que o Governo declarou situação de calamidade pública na ilha, devido aos avultados danos provocados pelas chuvas.