Guiné-Bissau: Parlamento arrombado por deputados
Alguns deputados derrubaram esta quinta-feira a porta principal do Parlamento da Guiné-Bissau.
O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, suspendeu quarta-feira a sessão extraordinária prevista para hoje na qual devia ser apreciado o programa de Governo, alegando falta de condições de segurança.
Na sequência disto a porta principal do Parlamento da Guiné-Bissau foi arrombada por alguns deputados esta quinta-feira. O acesso ao hemiciclo foi sujeito a “arrombamento” por alguns parlamentares “comandados pelo ex-deputado Baciro Djá.
“O Conselho de Administração da ANP deu conhecimento desta grave violação das instalações às autoridades competentes”, acrescenta-se.
O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, anunciou esta quinta-feira em comunicado que vai iniciar um processo de auscultação das forças vivas do país para encontrar soluções para a actual crise política.
“No âmbito das suas competências constitucionais, [o Presidente da República] vai desencadear todos os mecanismos, nomeadamente a auscultação das forças vivas da Nação, tendo por objectivo encontrar as melhores vias para a saída da presente crise”, refere-se no documento.
Ao mesmo tempo, o chefe de Estado pede “diálogo” às diferentes fações políticas em confronto, para que cheguem a “largos consensos e compromissos nas questões interesse nacional”.
Fonte: TVI






