Hospital Agostinho Neto com novo Serviço de Admissão e Gestão de Utentes

822

O Hospital Agostinho Neto (HAN), na cidade da Praia, inaugurou nesta terça-feira o Serviço de Admissão e Gestão de Utentes (SAGU), que comtempla um novo espaço de atendimento e um serviço online para a recepção dos exames complementares.

De acordo com o presidente do conselho de administração do HAN, Júlio Barros Andrade, esse serviço visa proporcionar um melhor conforto e satisfação aos utentes e colaboradores.

“Nós quisemos investir para dar satisfação ao utente. Nós estamos a falar da marcação de consultas, das análises complementares e recepção dos exames, mas há todo uma parte virtual que através das novas tecnologias de informação e comunicação vamos pôr à disposição dos doentes para que recebam em casa os resultados dos exames”, explicou.

Para além da área de atendimento, o espaço contempla um gabinete para doentes evacuados e um conjunto de serviços relacionados com consultas de especialidade de urologia, laboratório de urgência, neurologia, neurocirurgia e fisioterapia.

Segundo Júlio Andrade, o Serviço de Admissão e Gestão de Utentes é um complemento ao central de consultas, que vai ainda ser melhorado numa perspectiva de receber os doentes que se deslocam ao hospital no dia das consultas.

“Portanto vamos desconcentrar. Essa parte ora inaugurada fica para marcar e receber os resultados dos exames e a central de consulta fica para o dia do atendimento. Portanto vai descongestionar o funcionamento dessas estruturas”, indicou.

O director do Hospital destaca o facto das obras de requalificação desse novo serviço, orçadas em 16 mil contos, serem financiadas com as receitas do hospital, isto graças aquilo que chamou de equilíbrio financeiro já conseguido pelo hospital nos últimos três anos.

Segundo precisou, mais de metade da dívida encontrada em Outubro de 2016, no montante de 402 mil contos, já foi paga e o défice financeiro mensal de 11 mil contos foi reduzido a zero.

“Portanto do ponto de vista financeiro estamos equilibrados, o que nos permitiu fazer esse investimento no orçamento do hospital. Portanto trata-se de um investimento sem comprometer as administrações futuras porque já está tudo pago”, salientou.

Para além do financiamento do SAGU, o PCA do HAN adiantou que a administração já tem disponibilidade financeira para a aquisição dos equipamentos de imagiologia e para iniciar as obras de requalificação do Banco de Urgência de adultos, que comtempla obras para a ligação entre o Banca de Urgência, os cuidados intensivos e bloco operatório.

As obras vão ser realizadas por fases.

O acto de inauguração contou com a presença do ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Edna Oliveira, e do Cardeal e bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, que abençoou o espaço.

Por: Inforpress