Ilha do Fogo: Famílias de Chã alojadas em São Filipe estão a deixar as casas arrendadas por falta de pagamento de rendas

614

Algumas famílias deslocadas de Chã das Caldeiras, devido à erupção do vulcão, tencionam deixar as arrendadas nos bairros da cidade por falta de pagamento das rendas.

Cerca de 15 famílias de Chã das Caldeiras que não possuíam casas nem em Monte Grande e nem em Achada Furna tem renda em atraso que em alguns casos chega à 10 meses de dividas.

Mário Barbosa, presidente local do conselho da Cruz Vermelha de Cabo Verde, disse à Inforpress que o pagamento da renda é da competência do governo, através do Gabinete de Reconstrução do Fogo, observando que a nível de São Filipe o pagamento das rendas está atrasado, mas que há disponibilidade financeira para a sua liquidação.

Segundo o mesmo, nos bairros de São Filipe estão alojadas entre 15 a 16 famílias de Chã das Caldeiras e todas estão na mesma situação.

Explicou que o pagamento da renda só não aconteceu porque na altura da disponibilidade financeira, um dos vogais do conselho directivo do Gabinete de Reconstrução do Fogo (GRF), residente na ilha, teve de viajar de emergência por questões de saúde.

Mário Barbosa afirmou que a situação deverá ficar resolvido no mês de Novembro.