Oito barracas no bairro degradado de Alto Santa Cruz, na ilha do Sal, foram na noite desta quarta-feira reduzidas a cinzas, provocado por um incêndio de grandes proporções.
![](http://www.inforpress.publ.cv/wp-content/uploads/2017/Incendio-800x444.png)
O fogo, que se deflagrou por volta das 20:30, supostamente causado por um indivíduo que tentava fazer uma ligação eléctrica no local, foi debelado pelo corpo dos bombeiros da Protecção Civil, por volta das 23:00.
Com o auxílio do vento que se fazia sentir, as intensas chamas propagaram-se rapidamente tendo consumido as barracas, habitadas na sua maioria por pessoas oriundas do interior da ilha de Santiago.
Conforme Alberto Gomes, um dos elementos dos bombeiros, a situação revelou-se bastante complicada, tendo uma das maiores dificuldades sido o acesso às moradias, por as ruas serem estreitas, impedindo assim maior ligeireza no combate ao fogo.
Não obstante a intensidade das chamas, alguns conseguiram retirar a tempo os seus pertences, mas outros não tiveram a mesma sorte, tendo perdido tudo.
Perante a situação, o presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes, que hoje de manhã esteve no bairro, para prestar solidariedade às famílias afectadas pelo incêndio, garantiu apoio mediante atribuição de uma renda, cestas básicas e ajuda na aquisição de mobiliários como fogões e camas.
O autarca, que aproveitou para apresentar à população o “master plan” dos bairros de Alto Santa Cruz e Alto São João, prometeu também apoiar as crianças no sentido de continuarem a frequentar as escolas.
Por: Inforpress