Índia: Menina-prodígio começa mestrado em microbiologia aos 13 anos

611

Sushma Verma de 13 anos é filha de uma família pobre do norte da Índia mas mesmo assim foi matriculada na universidade para obter um mestrado em microbiologia. Para tal o pai teve de vender parte do terreno onde moram para ajudar a financiar a formação da menina-prodígio.

Verma terminou o ensino médio aos 7 anos e obteve um diploma de graduação aos 13 anos. De recordar que a menina conseguiu tal feito num país onde muitas meninas são desencorajadas de ir à escola.

A menina conta que conseguiu tal feito graças aos pais: “Eles me permitiram fazer o que eu queria. Espero que outros pais não imponham suas escolhas aos filhos.”

Os pais da menina tem mais três filhos, todos mais novos que a menina, e vivem todos num apartamento de um só quarto em Lucknow, capital do estado de Uttar Pradesh. O pai trabalha em canteiros de obras e ganha por dia 3,50 dólares, esta é a única fonte de renda da família.

As aulas começa semana que vem e a primeira escolha da menina foi medicina mas o teste de entrar em tal curso só é permitido a maiores de 18 anos. Enquanto ela espera atingir a idade vai fazendo outro curso.