O Indicador de Clima Económico de Cabo Verde inverteu a tendência de subida registada desde o início do ano e desceu um ponto no terceiro trimestre de 2023, para cinco valores, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Apesar do recuo, para o mesmo valor onde estava há um ano, o indicador situa-se “acima da média”, o que levou a INE a concluir que “a conjuntura económica é favorável”.
“Este diagnóstico conjuntural favorável resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários do turismo, construção, comércio (em estabelecimento) e transportes”, acrescentou.
No que respeita ao comércio há duas realidades distintas: a conjuntura é apreciada como desfavorável por quem vende nas feiras, mas tem avaliação positiva para os comerciantes com loja, nota o INE.
No setor do turismo, responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano, apesar de a conjuntura ser favorável, os empresários identificaram vários obstáculos.
“A insuficiência da procura e dificuldades financeiras foram os principais obstáculos ao desenvolvimento normal da atividade das empresas no terceiro trimestre de 2023”, lê-se no boletim do INE.
Indicador de Clima Económico é feito com base num inquérito a empresários sobre a situação geral das suas empresas, sobre o comportamento de algumas variáveis significativas e também sobre as expectativas.
Por: Lusa