O Instituto Nacional de Estáticas (INE) e a Direcção-Geral de Comunicação Social (DGCS) assinaram nesta sexta-feira, na Cidade da Praia, um protocolo de cooperação que visa a recolha, tratamento e divulgação dos dados do sector.
O protocolo inclui também a formação de recursos humanos e ainda a realização de colóquios, seminários, conferências e demais iniciativas de reconhecimento e interesses recíprocos.
Na ocasião, a directora-geral da Comunicação Social, Ineida Cabral disse que não será possível definir as políticas e estratégicas se não se conhecer os dados do sector, considerando por isso necessário a constituição de parcerias.
“Este protocolo estabelece as bases das relações institucionais entre as duas instituições no domínio da recolha, tratamento e partilha de dados estatísticos, da documentação específica e promoção da investigação na área da comunicação social”, esclareceu Ineida Cabral.
Com a assinatura desse protocolo, considerou a responsável, os grandes volumes de informação vão ser analisados de forma consistentes e fidedignas para potencializar tomadas de decisões corretas.
Adiantou que para a materialização técnica dessa parceria a DGCS vai contar com o apoio do Governo e com as sinergias dos intervenientes com interesses no sector da comunicação social.
“Esta iniciativa simboliza um marco histórico na criação de condições para a cobertura das necessidades estatísticas do sector”, notou.
Por sua vez, o presidente do INE, Osvaldo dos Reis Borges adiantou que a partir deste momento estão estabelecidas as bases para uma cooperação entre as duas instituições.
Para isso, propôs a definição de um plano de trabalho para concretizar as intenções em acções concretas, “para que num futuro próximo as instituições passam apresentar os resultados”.
Neste sentido, Osvaldo dos Reis Borges prometeu a criação de condições técnicas, formar e capacitar os profissionais nessa área e discutir com a DGCS a organização de operações estatísticas conjuntas.
As informações sobre a audiência, notoriedade, a preferência dos órgãos e os indicadores do Desenvolvimento Sustável (ODS) são os temas a serem analisados e divulgados no âmbito dessa parceria entre o INE e a DGCS.
A assinatura desse protocolo foi testemunhada pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, que na sua intervenção enalteceu a iniciativa ressaltando a importância dos dados para desenhar as melhores estratégias.
Por: Inforpress