Desde quarta-feira, 02, de Março que não se fala em outra coisa em Barcelos, norte de Portugal, e praticamente por todo o país pois o nome de Ivan Cruz esta em todos os jornais portugueses.
Na passada quarta-feira o Futebol Clube do Porto recebeu o Gil Vicente para o jogo da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. 2-0 foi o resultado final (o Porto tinha vencido por 3-0 na primeira mão) e antes do jogo o treinado do Gil Vicente trocou metade da equipa.
Todos os quatro cabo-verdianos do Gil Vicente foram titulares, o guarda-redes Ivan Cruz (19 anos), o defesa central Pék’s (22 anos), o médio Platiny (20 anos) e o extremo Vágner (20 anos).
O jogo da quarta-feira foi a estreia de Ivan Cruz, conhecido por Somada, como profissional, sofreu dois golos mas no final do jogo foi parabenizado por muita gente incluindo o guarda-redes Helton, do F. C. Porto.

O jogador foi entrevistado pelo
DTudo1Pouco e contou sobre este momento.
DTudo1Pouco: Estava a espera de ser titular neste jogo?
Ivan Cruz: Uns dias antes do jogo o treinador de Guarda-Redes disse-me para preparar para o jogo e depois só fiquei a saber que ia jogar horas antes do jogo.
DTudo1Pouco: Qual foi a sensação de estrear-se como titular no Estádio do Dragão?
Ivan Cruz: Estrear num dos melhores estádios de Portugal e contra uma das melhores equipas de Portugal foi óptimo nem nos meus sonhos imaginaria que a minha estreia como profissional ia ser assim, mas foi bom é algo que vou guardar para a minha vida inteira e um dia contar aos meus filhos.
DTudo1Pouco: O que o seu treinador disse-lhe depois do jogo? Vamos ver o Ivan mais vezes titular?
Ivan Cruz: Deu-me os parabéns pelo jogo. Vou continuar a trabalhar da mesma forma e no dia que o treinador achar que posso jogar vou dar o meu melhor para ajudar a equipa.
DTudo1Pouco: Na próxima semana sairá a convocatória dos Tubarões Azuis, espera ver o seu nome ali?
Ivan Cruz: Espero que sim, como todos os jogadores querem sempre representar os seus países mas se não for vou estar de fora a torcer por Cabo Verde.
– Aos dezanove anos já fechou assim a baliza a Vincent Aboubakar.Ivan Cruz 41 estreou-se frente ao FC Porto e mesmo sofrendo dois golos pelo Gil Vicente Futebol Clube foi capaz de se mostrar com uma dupla defesa em que o primeiro registo é notável, impossibilitando o golo do avançado Camaronês.www.mundodosguardaredes.com – O único espaço onde encontra tudo sobre guarda-redes.#MundoDosGuardaRedes #IvanCruz #GilVicenteFC #FCPorto #TacaDePortugal #GuardaRedes #Goleiro #Goalkeeper #Portero #Torwart #Portieri
Publicado por O Mundo dos Guarda-Redes em Quinta-feira, 3 de Março de 2016
Ivan Cruz foi formado no Gil Vicente e tem mais dois anos de contrato com o clube da segunda divisão portuguesa de futebol. Actualmente é o segundo guarda-redes da selecção, falta-lhe só estrear-se num jogo oficial pela selecção.