Janito Carvalho: “Não posso preparar tropas e mercenários, mas jogadores e homens eu posso ajuda-los na sua formação como jogadores e como homens”

1342

Depois de ser demitido do comando da Académica da Praia, da regional desportiva de Santiago Sul, o treinador Janito Carvalho não poupou palavras a actual direcção da Académica da Praia.

Janito Carvalho. Foto: GreenSports

Janito Carvalho iniciou a época no comando da ‘Micá’ da capital e foi despedido à 13.ª jornada, depois de um empate a zero bolas frente ao Sporting, líder da prova. A Académica encontra-se no quarto lugar com 26 pontos, menos cinco que o Sporting.

Depois de ser demitido, Janito Carvalho utilizou o seu perfil no Facebook para criticar a direcção da Académica da Praia.

“Há quatro meses fui convidado para um ‘projecto’, que basicamente era para construir uma equipa de futebol que daqui a três anos iria conseguir lutar de igual para igual com as equipas candidatas ao titulo do regional”, começou por dizer o ex-treinador da Académica.

“Comecei por contactar jogadores (um trabalho que não é meu mas sim de dirigentes), a pedido do presidente, visto que o mesmo apresentou-me uma lista de jogadores que eu achei que não me dava garantias de fazer um campeonato tranquilo. Ele [o presidente] disse que não conhecia jogadores na cidade da Praia. Por isso esforcei-me pessoalmente para convencer os jogadores a irem para a Académica praticamente de graça”.

“Mais tarde informei a direcção que nos podíamos ser candidatos ao titulo se estes contratassem um ou dois jogadores para uma posição chave no campo. Foi negado por falta de dinheiro”, esclarece Janito no post no Facebook.

“Apesar de ter incutido na equipa, aquela vontade de vencer, o presidente da Académica em vários momentos mostrou que este ano a Académica não era candidato ao titulo, em conversas com a equipa tecnica e com os jogadores”.

“Para o meu espanto, afinal não havia nenhum projecto de três anos de criar uma equipa de futebol, mas sim de criar uma Tropa de Elite onde eu tinha de ser o mau da fita com os jogadores pois estes queriam só o dinheiro (e eles recebiam pouco pelo que fazem). E eu era muito bom manso para com os jogadores e estava a protege-los, e por isso não podia ser treinador da equipa”, atirou Janito.

“De uma coisa eu tenho certeza, militar e ditador não sou. Sou de outro tempo, por isso não posso preparar tropas nem mercenários, mas sim jogadores e homens, posso ajuda-los na sua formação como jogadores e homens, e disso já dei provas em Cabo Verde”.

“Não deixarei nenhum ultrapassado com ideias retrogradas sobre o futebol e sobre liderança vir contaminar-me com as suas ideias. Continuarei a ser eu mesmo e farei aquilo que gosto que é ser treinador”, terminou dizendo Janito Carvalho.

A Académica, actualmente, encontra-se sem treinador mas ao que parece quem irá treinar na equipa é Kiki, que é o actual presidente do clube.