Jogos CPLP: Portugal venceu em quase todas as modalidades
Terminou a X edição dos Jogos desportivos da CPLP, que realizou-se na ilha do Sal, com Portugal a levar quase tudo.
Os jogos da CPLP começou no dia 17 e teve o seu termino neste domingo, 24, na ilha do Sal onde estiveram presentes competidores de Angola, Brasil, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e o anfitrião Cabo Verde.
No andebol, Portugal ficou em primeiro lugar com 15 pontos, mais dois do que o Brasil e mais quatro do que Angola. Cabo Verde ficou no quarto lugar com 9 pontos.
No atletismo, 100 metros masculinos foi Portugal quem levou a medalha de ouro graças ao seu atleta Ilírio Nazaré. Cabo Verde, posicionou-se no sexto e sétimo lugar com dois atletas.
Nos 10 metros femininos a equipa que veio da Europa também ficou com a medalha de ouro, Catarina Karas foi a responsável pela façanha. Cabo Verde teve duas atletas no quinto e sexto lugar.
Nos 200 metros masculinos, Tomáz Gonçalves (Portugal) foi o grande vencedor, quanto à Cabo Verde, Kelton Fernandes foi o melhor atleta crioulo ao ficar no quinto lugar.
Nos 200 metros femininos, a grande vencedora foi Érica Granjeia (Portugal) enquanto que Jennifer de Pina (Cabo Verde) conseguiu o quarto lugar.
Moçambique conseguiu uma medalha de ouro e foi nos 400 metros masculino com o atleta Jenito Guezane, Keltone Fernandes (Cabo Verde) ficou com a medalha de prata.
Nos 400 metros femininos Fatoumata Diallo (Portugal) foi quem levou a medalha de ouro enquanto que Neusa da Silva foi a melhor corredora cabo-verdiana ficando no quinto lugar.
Moçambique voltou a vencer uma medalha de ouro e foi nos 800 metros masculinos com Jenito Guezane. Keltone Fernandes ficou no quarto lugar.
Já na prova feminina, dos 800 metros, Margarida Raimundo foi a vencedora.
Portugal ainda foi medalha de ouro no salto em comprimento masculino e feminino e lançamento de peso masculino e feminino.
No basquetebol feminino a equipa de Moçambique foi quem ficou com a medalha de ouro seguido de Portugal e Angola. Cabo Verde ficou no penúltimo lugar.
O voleibol também foi dominado por Portugal que conquistou ouro no masculino e feminino.
A natação em águas livres não foi diferente, Portugal conquistou ouro no masculino e feminino.
No futebol os ‘tugas’ foram os réis ao conquistar a medalha de ouro.
Resumindo, na classificação por país, Portugal obteve 46 pontos fruto de 30 medalhas, sendo 22 de ouro e oito de prata. Segue-se Moçambique com 21 pontos, isto graças as 15 medalhas de ouro, 11 de prata e oito de bronze.
Angola conquistou três de ouro, sete de prata e 15 de bronze. O país anfitrião, Cabo Verde, ficou com três medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze.
São Tomé e Príncipe conseguiu não conseguiu nenhuma medalha de ouro mas obteve cinco de prata e duas de bronze. O Brasil apenas conseguiu duas medalhas: uma de prata e outra de bronze.
E para finalizar, Timor-Leste não conquistou qualquer medalha.
São Tomé e Príncipe é o próximo país a receber os jogos desportivos da CPLP, isto em 2018.





