Um jovem acusado de cinco crimes de VBG, na sua forma gravosa, praticados no Sal e detido pela PJ em São Vicente, foi posto “forçosamente” em liberdade, situação provocada por falta de lugar nos voos da Binter.
Se até as 13h00 de hoje o homem detido em S. Vicente por VBG não aparecer no tribunal do Sal este fica em liberdade
Dando cumprimento a um mandado do Ministério Público da Comarca do Sal, a Polícia Judiciária através da Secção de Investigação Criminal do Mindelo (DICM), deteve fora de flagrante delito, esta segunda-feira, um indivíduo do sexo masculino, acusado de cinco crimes de Violência Baseada no Género (VBG).
O suspeito, de 24 anos, que, alegadamente teria cometido os crimes entre Fevereiro e Agosto do corrente ano, ao tomar conhecimento que estaria sendo investigado pela Polícia Judiciária na ilha do Sal, terá fugido para São Vicente.
Ele deveria ser escoltado por inspectores da PJ, na tarde desta terça-feira, para primeiro interrogatório judicial de arguido detido, no Tribunal da Comarca do Sal, mas tal não aconteceu, por não se ter conseguido lugar no trajeto São Vicente/Sal, nos voos da Binter, “apesar das insistências e se ter explicado a situação”, segundo fonte da PJ.
Segundo a mesma fonte, o indivíduo que deveria ser presente ao Tribunal da Comarca do Sal, até às 13:00 de ontem teve que ser solto, já que esgotado as 48 horas, tempo máximo de detenção para o efeito.
Esta situação preocupa as autoridades locais, uma vez que Cabo Verde é um país insular, os criminosos podem fugir de uma ilha para outra, e há necessidade de transportá-los quando detidos.
Por: Inforpress





