Lito Aguiar fala da sua saída do Sporting da Praia e sobre treinar a selecção de Cabo Verde

2621

Nesta segunda-feira o Sporting da Praia anunciou que Lito Aguiar já não é treinador dos Leões.

Na passada sexta-feira o Ribeira Grande venceu o Sporting da Praia por 2-1 em mais um jogo do campeonato regional de futebol em Santiago Sul, desta feita para a 13.ª jornada. Nesta segunda-feira veio o anuncio que Lito deixou de orientar a equipa campeã regional e nacional.

O DTudo1Pouco falou com o treinador sobre o que terá passado e sobre o seu futuro.

DTudo1Pouco: Sentiu que o seu lugar estava em risco? Depois do jogo frente ao Ribeira Grande o que lhe foi dito?

Lito Aguiar: O lugar do treinador está sempre em perigo se não for pelos resultados é por mal gestão da direcção e eu vinha a desenvolver a minha função no Sporting com apoio total da direcção achei muito estranho depois do jogo com a Ribeira Grande, no dia seguinte, o presidente me chamar e dizer-me que os membros do concelho leonino estão a contestar a minha continuidade no Sporting.

Mas eu no Sporting só conheci dois directores este ano, Carlos Caetano, presidente, e Paulo Lima, vice-presidente, não conheci mas ninguém.

DTudo1Pouco: Na época passada e por está altura tinha os mesmo pontos que tem o Sporting actualmente. Na época passada foi campeão e nesta foi despedido. Que comentário tem a fazer?

Lito Aguiar: A direcção do Sporting deixou sair mais de 80% dos jogadores da época passada. Tivemos grandes dificuldades para construir o plantel está época porque ninguém queria vir para o Sporting.

Começamos a época um mês mais tarde em relação a época passada porque não havia direcção e ninguém queria assumir o clube. Falei com alguns jogadores para vir representar o Sporting.

Um caso mas concreto o Alex que mostrou grande vontade e só não veio porque a direcção disse-me que o Alex não pode ser jogador do Sporting porque não estava em condições de jogar por ter o joelho lesionado.

Tinha dois guarda-redes e precisava de mais um para ter três guarda-redes. Esteve um jovem de Santiago a treinar connosco durante duas semanas e mostrou muita qualidade falei com a direcção para fechar com esse guarda redes mas tinha que dar duas bolas a equipa com o qual ele já tinha ficha, o Benfica de Santa Cruz, mas a direcção não tinha ou não quis pagar duas bolas.

Começamos época com plantel de 21 jogadores depois viemos perder mais dois jogadores, Dario para o estrangeiro e Octávio por causa do emprego. Um plantel onde entraram cerca de nove jogadores, entre os 18 e 21 anos, não ia ser fácil lutar com equipas como Académica e Boavista. Agora quem gere tem que ter paciência e foi o que não houve neste caso.

Mas como disse fico triste porque acho que merecia mais respeito por parte da direcção de um clube que não ganhava a 5 anos e conseguiu ganhar tudo em um ano nem com o Mourinho era possível fazer melhor do que aquilo que estávamos a fazer

DTudo1Pouco: Quanto ao futuro? E a selecção de Cabo Verde, tem-se falado que Lito poderá vir a ser seleccionador, que comentários poderá fazer?

Lito Aguiar: Quanto a selecção tenho grande ambição de treinar a selecção sei que se não for agora vai ser num futuro próximo porque acredito no meu valor e no meu trabalho é como tudo na vida, são as oportunidades.

Neste momento vou aproveitar para descansar e ver o que o futuro me reserva mas tenho confiança e acredito que em breve vou estar a fazer o que mais gosto.
 
Deixar um abraço aos verdadeiros adeptos do Sporting porque adeptos há muitos, mas alguns é só nas vitórias os verdadeiros é nas derrotas e nas vitórias e aos jogadores que lutem até ao fim que nunca virem a cara a luta porque os campeões só se fazem no fim.