Luka Modric sucede a Cristiano Ronaldo como melhor jogador do ano para a FIFA, conquistando o prémio The Best pela primeira vez na carreira e quebrando a hegemonia do português e de Lionel Messi.

A conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e a ida à final do Mundial pela Croácia terão sido determinantes para a conquista do galardão, ultrapassando assim a concorrência de Salah e Cristiano Ronaldo, que tinha vencido o quinto The Best na época anterior.

«É um orgulho estar aqui com este troféu. Queria dar os parabéns a Salah e Cristiano Ronaldo pela excelente época, tenho a certeza que vão ter outra oportunidade. Este troféu não é apenas meu, é dos meus colegas do Real Madrid, da Croácia, dos treinadores. Sem eles não seria possível. Obrigado. É também para a minha família, sem eles não seria quem sou. Eles são o meu The Best», disse.

«Este prémio mostra que todos podemos ser os melhores com trabalho árduo, dedicação e ambição», acrescentou.

10 anos depois, nem Cristiano Ronaldo, nem Lionel Messi venceram o prémio de melhor jogador do mundo da FIFA, denominado The Best. Este ano o grande vencedor foi Luka Modric.

O médio croata obteve 29,05 por cento dos votos e ficou à frente de Cristiano Ronaldo, que foi escolhido por 19,08 por cento dos votantes, e de Salah, com 11,23 por cento.

Numa gala que fica marcada pela eleição do melhor jogador do mundo, ficou também a conhecer-se o onze do ano para a FIFA e algumas escolhas acabaram por ser surpreendentes.

Na baliza, apesar de Courtois ter sido eleito o melhor guarda-redes do ano, foi De Gea o escolhido, enquanto no ataque não há Salah, que está nos três nomeados para melhor jogador do ano.

Do onze anunciado, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi foram os únicos que não compareceram na gala.

Onze ideal: David de Gea, Dani Alves, Varane, Sergio Ramos, Marcelo, Luka Modric, Kanté, Hazard, Messi, Kylian Mbappé, Cristiano Ronaldo

Por: Zerozero