O Comando da Policia Nacional (PN) do Sal foi reforçado com mais de 200 efectivos para garantir a segurança da ilha durante a XII Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que acontece terça e quarta-feira.
Na tarde de ontem, os dirigentes estiveram reunidos na cidade da Praia de Santa Maria para ultimar os detalhes do Plano Operacional, já em implementação, sob a coordenação do Ministério da Administração Interna, e que conta com o envolvimento do Serviço de Informação da República (SIR), das Forças Armadas, do Serviço Nacional de Protecção Civil e da Delegacia de Saúde.
Segundo o director nacional adjunto da PN, Daniel Pina, neste plano estão a trabalhar todas as especialidades da PN, nomeadamente o corpo de intervenção, a protecção de entidades, o trânsito, a direcção de estrangeiros e fronteiras e a polícia marítima.
“Nos fizemos um pedido de apoio às Forças Armadas, precisamente para fazer a segurança na parte interna do aeroporto que tem a ver com o estacionamento das aeronaves, e também do patrulhamento da costa do Sal e toda a frente de Santa Maria juntamente com a nossa polícia marítima. Nós já temos um barco novo e portanto é uma boa ocasião para experimentar o barco e o nosso pessoal”, explicou.
Daniel Pina adiantou que o plano está em curso há já algum tempo com os agentes no terreno a efectuar o reconhecimento e levantamento de informações e visitas aos hotéis, entre outras acções.
“Nós tivemos a necessidade de trazer um reforço da Praia porque nós aqui não temos pessoal especializado em segurança de altas entidades. E viemos com reforço considerável para garantir assistência a todas as delegações”, disse.
Cada delegação vai ter a sua equipa própria para “em qualquer momento, em qualquer situação” acudir às necessidades da delegação que assiste.
O trabalho, sobretudo, da protecção de entidades vai ser feito em colaboração com as polícias dos respectivos países. Contudo, Daniel Pina realça que a responsabilidade é da PN de Cabo Verde.
“Nós vamos trabalhar em conjunto, vamos estar nas viaturas de segurança e conjunto vamos estar ao lado dos presidentes em conjunto e portanto eu creio que estamos em condições de à semelhança da Fórum Mundial que decorreu na Praia, cumprir mais esta missão, importante para Cabo Verde, para a PN e para a ilha do Sal”, disse.
Para além de garantir a segurança à Cimeira dos Chefes de Estado, os efectivos da PN vão estar também a trabalhar nas actividades paralelas como espectáculos, visitas e na garantia de segurança nas cidades de Santa Maria e nos Espargos, assegurando que as pessoas e os bens estejam em segurança na maior ilha turística de Cabo Verde.
Para além de efectivos o comando foi reforçado com meios materiais. Ao todo foram trazidos da Cidade da Praia mais oito viaturas e motos para permitir um trabalho sem grandes dificuldades.
A Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da CPLP que arranca na terça-feira, 17, foi precedida de vários encontro técnicos e multilaterais com temas diversos.
Para esta segunda-feira, 16 está prevista a realização do Conselho de Ministros que analisará os assuntos que depois serão levados para Cimeira que tem como tema central “Cultura Pessoas e Mobilidade».
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. .
Para além dos membros a organização tem como observadores associados países como a Geórgia, a Hungria, o Japão, a República Checa, a República Eslovaca, a República das Maurícias, a República da Namíbia, a República do Senegal, a República da Turquia e o Uruguai.
Por: Inforpress