Medicamento fusafungina Locabiosol vai ser retirado do mercado cabo-verdiano
Fusafungina Locabiosol, medicamento usado na pulverização bucal ou nasal, vai ser retirado do mercado cabo-verdiano.
A recomendação foi feita pelo Centro Nacional de Farmacovigilância (CNF) da Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), que pede que o fusafungina Locabiosol seja retirado do mercado cabo-verdiano.
A medida vem na sequência da revisão de segurança efectuada pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA), ao descobrir que a fusafungina está associada a riscos de reacções alérgicas graves que incluíram broncospasmo e dificuldade respiratória.
A ARFA já enviou uma circular a todas as farmácias, aos profissionais da saúde e à própria Emprofac, empresa nacional que importa os medicamentos, alertando para a retirada da fusafungina, medicamento que está sob a designação de Locabiosol no mercado cabo-verdiano.
Recomenda-se ainda a população a evitar comprar este medicamento no mercado, devido aos danos que ele pode causar a saúde e avisou que em caso do incumprimento da medida decretada pela ARFA, os prevaricadores incorrem-se a uma coima estipulada na lei.
A fusafungina é um antibiótico e anti-inflamatório usado no tratamento local de infecções das vias áreas superiores como rinofaringite, sinusite e amigdalite.
Fonte: Inforpress