O estudante cabo-verdiano Jair Nuno da Cruz da Universidade de Macau é o vencedor do concurso de melhor projecto na área das engenharias de computação, electroelectrónica e electromecânica das universidades de Macau e Hong Kong.
O jovem de apenas 23 anos esta em Macau desde 2009 e no passado sábado foi o vencedor do concurso organizado pelo instituto mundial, Jair Nuno venceu o melhor projecto no Departamento de Engenharia Electrotécnica e outro da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT).
O que Jair apresentou na Competição de Procura por Projectos do Instituto de Engenharia Eléctrica e Electrónica (IEEE 2013) está relacionado com o controlo e processamento de sinais do computador através da mente. E esta direccionada para pessoas com paralisias. “O projecto procura aumentar a autonomia destes doentes quando precisam operar máquinas, controlar a cadeira de rodas, jogar videojogos, mas também pode ser aplicado num braço-robô ou mesmo para comunicar com outras pessoas. O trabalho de investigação que foi desenvolvido com base em algoritmos e processamento de sinais para melhorar a performance mostra-se uma área desafiante por ser algo inovador”, conta o cabo-verdiano Nuno que é natural de São Vicente.
Em São Vicente estudou na Escola Industrial e Comercial do Mindelo (Escola Técnica) e por isso reconhece que aquilo que aprendeu lá influenciou muito nos seus resultados actuais. “É verdade que em Macau tive maiores problemas em Cálculos, Química e Física mas na área de Electrónica consegui chegar com mais avanço que meus colegas macaenses”, afirma ao jornal A Nação o jovem.
Nuno Jair desde o primeiro ano da sua universidade que esta presente no quadro de honra o que já lhe deu direito a estudar por um certo período na Universidade de Illiniois (Estados Unidos) que já formou vários prémios Nobel da Química e da Física.
Ao A Nação o jovem conta que os próximos planos são de fazer o mestrado, se preparar melhor e também publicar o projecto numa revista cientifica e a sua apresentação numa conferencia no Simpósio Internacional de Redes Neural 2013.
A Nação