A vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Praia anunciou hoje que o mercado do Sucupira será reaberto no período pós estado de emergência de forma faseada e gradual a partir de 02 de Junho.
A responsável pela área da Acção Social da autarquia praiense, fez estas declarações durante a conferência de imprensa para o anúncio das medidas restritivas do funcionamento dos serviços municipais no período pós estado de emergência, para garantir a retoma da normalidade da Cidade da Praia.
Com a decisão de não prorrogação do estado de emergência pelo Presidente da República, a Câmara Municipal da Praia (CMP), segundo a vereadora, esteve reunida em sessão ordinária esta quinta-feira, 28, para adoptar medidas a serem implementadas a partir do mês de Junho.
Tendo em conta as especificidades do mercado do Sucupira, de acordo com a vereadora, a sua reabertura será garantida de forma faseada e gradual, frisando, entretanto, que as bancas de venda não irão funcionar ao mesmo tempo.
Assim, para as bancas de venda de roupas compreendidos entre os blocos A e H e as vendas das bancas de vendas de roupa Y, deverão funcionar alternadamente de segunda-feira aos sábados, realçando que o número de vendedores a trabalhar em cada uma das bancas não pode exceder duas pessoas.
Com a reabertura do mercado do Sucupira, recomenda-se neste sentido, que em cada módulo seja disponibilizado álcool gel de fácil utilização para os clientes e vendedeiras.
Relativamente ao número de utentes no interior do mercado, em nenhum momento deve exceder 70 pessoas, devendo, segundo a mesma fonte, ser respeitado nas filas de entrada do mercado, o distanciamento social de dois metros.
O bloco destinado a venda de verduras, prosseguiu, deve funcionar com 50% de capacidade, enquanto os serviços de cabeleireiros, restauração, quiosques e venda de animais vivos continuarão encerrados até final de Junho, ficando por outro lado, proibida a frequência de crianças no interior do mercado.
A responsável pelo pelouro da Acção Social informou ainda, que será retomada a partir do dia 14 de Junho, a feira aos domingos, adiantando que a Avenida Cidade de Lisboa será alargada e que ambos os passeios, entre a rotunda do Sucupira à rotunda do Auditório Nacional, serão ocupados por forma a garantir uma melhor arrumação do espaço e o distanciamento mínimo de dois metros.
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou esta quinta-feira o fim do estado de emergência na ilha de Santiago, a partir das 24:00 de sexta-feira, 29 de Maio.
De acordo com o chefe de Estado vai-se caminhado, “com prudência”, para o levantamento progressivo das restrições na ilha de Santiago para com sentido de responsabilidade de todos poder-se caminhar para uma situação de normalidade.
Cabo Verde regista 390 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (331), Boa Vista (56) e São Vicente (03).
Por: Inforpress





