Já na primeira parte, um penalti escandaloso ficou por marcar sobre Adir Cruz. Adir foi agarrado dentro da grande área e o arbitro Walter Monteiro, da região de Santiago Sul, mostrou amarelo ao jogador do Mindelense por suposta simulação.
Terminada a primeira parte, o Mindelense entrava com força na segunda, criando várias oportunidades perante uma Académica incapaz de reagir, aliás a equipa de Santo Antão Sul limitou-se a uma oportunidade de golo durante o jogo todo, oportunidade essa que viria garantir a pontuação mínima neste primeiro jogo do grupo B.
O lance do jogo foi protagonizado por Idelvis. O central do Mindelense com um tiro do meio da rua fazia um golaço, digno de um Puskas, que empatava então o jogo.
Mais tarde, mais um lance polémico, um dos jogadores da Micá jogou a bola com as mãos dentro da área, mas nada foi assinalado.
O jogo terminara então com um empate a uma bola (1-1). Um Mindelense forte, assumindo as despesas do jogo, contra uma Académica organizada na sua zona defensiva, procurando sempre que possível lances de perigo, pelo ataque rápido. Pena a terceira equipa do jogo não tenha correspondido as expectativas.
De realçar o belo ambiente no estádio, com as bancadas bem compostas. A maioria torcia pela equipa da casa, o Mindelense, embora estivessem presentes vários adeptos da Académica do Porto Novo no estádio Adérito Sena.
Nos outros jogos do Grupo B, o Académico do Sal recebeu, no Estádio Marcelo Leitão, e venceu o Académico 83 do Maio por 3-0.
Mesmo resultado viu-se no jogo entre Sal Rei da Boavista e Vulcânicos do Fogo, com os da casa, o Sal Rei, a ganhar os primeiros pontos no nacional.
Amanha, domingo, há mais dois jogos, do Grupo B, entre Sinagoga e Sporting da Brava e Derby vs Atlético. Este ultimo jogo terá transmissão da Televisão de Cabo Verde.
Bruno da Moura e Paulo Medina