O Ministério da Saúde e da Segurança desmentiu por completo sobre uma eventual noticia dando conta de um surto de febre tifóide extremamente mortal e muito resistente às vacinas em Cabo Verde.
A noticia foi avançada pelo jornal Ocean Press, citando o jornal inglês Sun, que da conta que Cabo Verde estava com um surto de febre tifóide extremamente mortal e muito resistente às vacinas no arquipelago.
“O país faz uma vigilância epidemiológica contínua, desde há muitos anos, das doenças diarreicas em geral e da febre tifóide em particular, e ao serviço de vigilância epidemiologia do MSSS não foi notificado até a data de hoje, nenhum caso suspeito de febre Tifóide”, escreve o ministério em comunicado.
“Cabo Verde é um país credível, que cumpre o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), reconhecido pelas instâncias internacionais, nomeadamente pela OMS e reafirmamos a nossa determinação no cumprimento rigoroso do RSI e as normas de vigilância epidemiológica e de resposta”.
O ministério termina o comunicado apelando a comunicação social nacional e internacional o tratamento adequado das notícias, através da confirmação por fontes com responsabilidade na matéria, antes da sua divulgação.