O Ministério do Desporto, através da Direcção Geral do Desporto (DGD), entregou hoje, quinta-feira, à direcção da cadeia de São Martinho, na cidade da Praia, um conjunto de materiais desportivos destinados aos presos.

No acto da entrega estiveram uma delegação da DGD, encabeçada pelo técnico Dário Furtado, no âmbito do programa de reabilitação e ocupação dos tempos livres da sua população presidiária, por parte do governo de Cabo Verde.
Governo este, que esta a promover um complexo programa de apoio e reabilitação dos presos que engloba desde formações, em várias áreas, a actividades de recreação e lazer, que são fundamentais neste processo, sobretudo porque perto de 48% da população presidiaria é analfabeta e grande parte está lá por crimes com alguma gravidade.
Neste momento decorre um torneio de futsal e que opõe equipas dos quatro sectores da cadeia e é o único momento em que convivem entre si, pois que os presos são divididos por esses sectores com base na idade e tipo de crime ou infracção. De resto, as visitas e tudo mais é feito separadamente.
Desta doação da DGD fazem parte equipamentos de futsal, coletes de treino, algumas bolas de futebol de salão e basquetebol.
Fonte: DGD





