Como se pode ver na imagem acima, desde o dia 21 de Outubro que o Ministério do Desporto, através da Direcção Geral dos Desportos (DGD), tem vindo a celebrar o Dia do Desporto Cabo-verdiano (DDC), este ano sob o lema «Mais Olimpismo por uma nova pedagogia do Desporto Cabo-verdiano».
Vão ser uma série de actividades para marcar esta efeméride e, num ano olímpico é “mister celebrar e promover o espírito e valores olímpicos, que extrapolam a esfera desportiva” disse a DGD em nota.
O calendário das comemorações engloba um vasto leque de actividades com abrangência nacional, em parceria com as federações e associações locais, incluindo torneios em diversas modalidades desportivas tanto na categoria olímpica como paralímpica, durante quase 40 dias, que teve arranque no dia 21 de Outubro na Laginha, São Vicente.
De realçar também a reactivação, do Conselho Nacional do Desporto, entre os dias 29 e 30 de Outubro, na cidade da Praia. O objectivo principal é discutir e socializar propostas de política e ação desportiva para o país nos próximos anos.
A DGD promove ainda formações técnicas em taekwondo e futebol, cuja finalidade é ajudar na promoção da cidadania e na consciencialização dos jovens para males como o abandono escolar, o alcoolismo e drogas e que afectam a nossa sociedade.
Por fim, o Tarrafal de Santiago será palco da Gala do Desporto 2016, em reconhecimento aos dois atletas paralímpicos cabo-verdianos, Gracelino Barbosa e Márcio Fernandes, ambos tarrafalenses, e que irá homenagear todos os atletas que se destacaram este ano, assim como do campeonato nacional de desporto adaptado, no dia 02 de Dezembro.
Ministério do Desporto promove uma série de actividades para marcar o dia do Desporto Cabo-verdiano
Em Novembro celebra-se mais um Dia do Desporto Cabo-verdiano (DDC), mas as actividades não se inserem apenas nesse dia.