Mudanças no ranking da FIFA

637

Gianni Infantino anunciou que o ranking da FIFA vai sofrer alterações após o Campeonato do Mundo. A nova fórmula foi aprovada no Conselho da FIFA que se reuniu este domingo.

«A nova fórmula de cálculo foi aprovada por matemáticos e pretende evitar formas de manipulação que temos assistido ao longo dos anos», explicou o presidente da FIFA.

O novo ranking vai obedecer à seguinte fórmula: Pontos = Resultado do jogo x Importância do jogo x Força da seleção adversária x força da confederação.

Os critérios para cada valor da fórmula são os seguintes:

– Cada vitória vale 3 pontos, já o empate equivale a um ponto;

– Jogos no Campeonato do Mundo equivalem a 4 pontos; nos torneios continentais valem 3 pontos; qualificação para os grandes torneios equivale a 2,5 pontos e os amigáveis têm o valor de 1 ponto;

– A força da seleção é calculada através do lugar que ocupa no ranking. Desta forma, são atribuídos 200 pontos a todas as seleções. Depois subtrai-se consoante a posição no ranking. Por exemplo: Portugal, quarto classificado, tem um valor de 196 pontos (200 – 4);

– Por último é atribuído um valor a cada confederação. A UEFA (Europa) e a CONMEBOL (América do Sul) equivalem a 1 ponto, a CONCACAF (América do Norte) vale 0,88 pontos, a AFC (Ásia) e a CAF (África) vale 0,86 pontos e a OFC (Oceânia) tem um valor de 0,85 pontos.

Depois de calculada, as equipas são colocadas no ranking de acordo com a pontuação obtida.

Por: A Bola