Mundial 2026: Marrocos compete com uma organização conjunta de EUA, México e Canadá

426

A FIFA anunciou a aprovação das duas candidaturas já anunciadas para a organização do Mundial de 2026, que irá a votação no dia 13 de junho, na sede daquele organismo.

Ainda que a escolha final possa não ser já decidida, este que será um Campeonato do Mundo com participação de 48 equipas, está apontado, neste momento, a Marrocos, ou a uma organização conjunta que integra EUA, México e Canadá.

A candidatura norte-americana parece estar, porém em vantagem neste momento, pelo menos a avaliar pelos relatórios que a FIFA apresentou sobre as duas hipóteses já adiantadas.

É isso que explica a BBC, referindo que a avaliação à candidatura de Marrocos foi 2,7, num máximo de cinco, enquanto a candidatura conjunta foi avaliada com nota quatro.

Contra a opção africana, há ainda o facto de a FIFA ter classificado três áreas com «alto risco». Desde logo, por considerar que dos 14 estádios apresentados por Marrocos, nove ainda não estão construídos e os cinco restantes «exigem renovação ou modernização significativa», revela a cadeia televisiva britânica

As outras avaliações de «alto-risco» referem-se ao facto de apenas dois dos 14 estádios terem sido avaliados como tendo «níveis suficientes de acomodação»; e também a questão do alojamento e da oferta de transportes também serem insuficientes, adianta ainda a BBC.

Por: Maisfutebol