Mundial Basquetebol: Emanuel Trovoada denuncia imparcialidade da FIBA na protecção aos jogadores

797

O selecionador nacional de Cabo Verde de basquetebol desafiou hoje, no Japão, a FIBA a proteger o gigante internacional cabo-verdiano Edy Tavares enquanto o melhor poste da EuroLeague, assim como tem preservadas as demais figuras deste mundial.

Em conferência de imprensa realizada para análise da derrota de Cabo Verde frente a Finlândia (77-100), Emanuel Trovoada lançou um repto a FIBA no sentido de proceder a uma análise pormenorizada dos jogos, de forma a pôr os árbitros a ver os vídeos.

“É impossível como o jogador [Edy Tavares] não consegue jogar com tantas palmadas nas mãos e empurrões, mas quanto aos adversários, o mínimo de toque são faltas. Se querem ter os melhores jogadores nesta competição, a FIBA tem de respeitar os atletas, porque senão eles ficam pela EuroLeague e já não vem nas próximas competições”, denunciou Trovoada.

“Deixo uma palavra de alerta à FIBA, que tem protegido sempre os seus jogadores. Não vou citar nomes, ontem vimos, nós vimos. Tavares é o melhor poste da Europa, sofre 20 faltas ou mais durante o jogo e os árbitros não têm o mesmo respeito por ele como tem para com outros jogadores”, criticou.

O treinador dos Tubarões Azuis, nome por que é conhecida a selecção crioula, aproveitou a ocasião para enaltecer os esforços dos seus jogadores, apesar do desaire ante a Finlândia, alegando que “em menos de 24 horas e depois de um esforço enorme no embate contra  Eslovénia” souberam dignificar a camisola nacional.

Realçou que fisicamente a equipa da Finlândia estava mais fresca que os cabo-verdianos e que a formação europeia soube tirar proveito, porque tinha mais um dia de descanso em relação a Cabo Verde.

“Foi um jogo difícil, também em termos defensivos. Nossos tiros exteriores não funcionaram”, assegurou.

Cabo Verde que está na corrida com as restantes equipas africanas, designadamente Sudão do Sul, Angola, Costa do Marfim e Egipto, para a qualificação olímpica Paris’2024, volta a competir no sábado, 02 Setembro, frente ao Japão, no Mundial que decorre no Japão, Filipinas e Indonésia.

Por: Inforpress