O MV Hondius deixou nesta quarta-feira, 06 de Maio, depois de quatro dias em águas nacionais, e com ele um corpo.
Acontece que um dia antes de chegar a Cabo Verde, um dos infectados por Hantavírus faleceu durante a viagem, e poucas horas depois o navio cruzeiro de luxo chegava a Cabo Verde.
O DTudo1Pouco entrou em contato com o Ministério da Saúde de Cabo Verde perguntando o que foi feito do falecido, um alemão, se o corpo permaneceu no navio, se foi enterrado em Cabo Verde ou se o corpo seguiu viagem, no avião-ambulância que veio buscar três doentes, na quarta-feira, 06 de Maio.
Perante o silêncio desta instituição, a solução encontrada foi questionar a Organização Mundial da Saúde (OMS). A resposta ao DTudo1Pouco, via conferência de imprensa, foi de que o corpo do falecido no dia 02 de Maio permaneceu no navio, que chegou hoje à Canarias, Espanha.
“Os operadores do Cruzeiro fizeram os preparativos adequados na conservação dos restos mortais do senhor, para depois fazer a transladação do corpo. O corpo ainda encontra-se no navio, que será entregue aos familiares”, disse à OMS ao DTudo1Pouco.
O navio, com 149 pessoas (88 passageiros) de 23 nacionalidades fazia a rota entre Ushuaia, na Argentina, e as ilhas Canárias, durante todo o mês de abril, com paragens no Atlântico Sul para turismo de observação da vida selvagem.
Segundo a OMS, os relatos de doença a bordo foram recebidos entre 06 e 28 de abril, sobretudo febre e sintomas gastrointestinais, com rápida progressão para pneumonia, síndrome respiratória aguda e choque.
O navio chegou à Cabo Verde no dia 03 de Maio e as autoridades cabo-verdianas ao serem informadas do que se passava no seu interior não permitiram que o mesmo atracasse no porto da Praia, tendo este ficado nas imediações, até que ontem, quarta-feira, três infectados foram evacuados num avião-ambulância e o navio seguiu para Espanha, para desembarque e quarentena dos passageiros e tripulantes.





