As equipas de futebol já começaram a preparar a nova época para os regionais que se avizinham, e há clubes que em alguns aspectos estão a frente dos outros, mas neste o Boavista da Praia é o que esta muito a frente: Social Media.
Não é de hoje e não é novidade que quando o assunto é saber utilizar as redes sociais o Futebol Clube Boavista da Praia é mesmo líder. Observando todos os clubes em Cabo Verde e cinco redes sociais (Google+, Twitter, Facebook, Youtube e Instagram) o clube axadrezado fica no topo e não tem adversário há altura.
No Google+ alguns clubes tem perfis nessa rede social, nenhuma tem uma pagina, e o Boavista é o que tem mais seguidores mas mesmo assim muito pouco usa tal plataforma.
No Twitter o líder muda de cor e de ilha. Recentemente o Sporting Clube da Brava criou uma conta no twitter. Porque os leões da ilha da Brava arriscaram no Twitter? Muitos adeptos do Sporting vivem nos Estados Unidos, que é uma país que usa muito o Twitter, uma bela estratégia dos leões que nesta rede social ganha vantagem.

Na rede social com mais utilizadores, o Facebook, a maioria dos clubes cabo-verdianos estão presentes mas a larga maioria usa perfis em vez de paginas. Não vamos avaliar no quesito ‘likes’ mas sim de interacção. Sem duvidas o clube axadrezado é o que esta sempre a divulgar as suas noticias de forma organizada, simples e bonita, e isto leva os seus adeptos a estarem sempre actualizados. Atrás do Boavista, neste aspecto, vem o Sporting da Praia bastante activo nesta rede social. O tri-campeão nacional, o Mindelense, nem por sombras consegue apanha-los.
Se procura alguns vídeos dos clubes cabo-verdianos o lugar ideal é o Youtube, mas não fique animado porque existem poucos vídeos e poucos canais dos emblemas crioulos. (De novo) o Boavista é o mais activo, o clube não tem conta oficial nesta plataforma mas os seus patrocinadores tem e estão sempre a divulgar as actividades que realizam com o emblema axadrezado que por sua vez partilha tais vídeos nas outras redes sociais.
E por fim o Instagram onde só o Boavista lá esta, apenas lá esta pois o clube “abandonou” a conta no mês de Março e nunca mais apostou nesta rede social que esta a ganhar cada vez mais adeptos cabo-verdianos.
Uma lição que podemos tirar disto tudo é que os clubes cabo-verdianos deviam começar a investir muito forte nas redes sociais. Só tem vantagens e não tem nada a perder e ao apostar neste campo a vitoria é certa.
Em conversa com o Vice Presidente do Boavista, Nivaldo Semedo, este garantiu que só há vantagens pois depois que o Boavista começou a postar nas redes sociais houve mais visibilidade e a aproximação aos adeptos, principalmente os que estão fora de Cabo Verde, foi notório. “A credibilidade do Boavista junto dos patrocinadores aumentou bem como o numero de seguidores. Os jogadores ganharam mais visibilidades e também tivemos maior contributo e apoio por parte dos nossos adeptos. E por fim tivemos bom fluxo de venda dos produtos do clube bem como camisolas e cachecóis entre outros”, rematou Nivaldo.
Resta agora os clubes começarem a seguir o bom exemplo do Boavista porque assim quem sai a ganhar é o futebol cabo-verdiano.