Tem sido inúmeras criticas nas ultimas horas ao executivo e a companhia aérea Binter pela morte de uma jovem, no sábado, 23, que foi evacuada de barco da Boa Vista para a ilha do Sal.
Hoje, num comunicado, a Binter Cabo Verde disse que evacuações não é a sua responsabilidade mas sim do Governo de Cabo Verde, INPS e Ministério de Saúde, pois a companhia só tem tem autorização da AAC para o transporte de passageiros e de carga.
Binter: Não fomos mais contatados pelos serviços de saúde, nem recebemos qualquer documentação referente a essa evacuação
Em Junho do ano passado aconteceu uma situação semelhante mas na ilha do Fogo onde cinco doentes foram transferidos para a cidade da Praia, sendo três por via marítima e dois pela companhia aérea.
Na altura o Governo escreveu, no comunicado, que as condições de transporte iriam melhorar para a Binter.
“A partir do dia 15 de junho (de 2017), a companhia aérea Binter Cabo Verde terá todos os equipamentos necessários para o processo de evacuação de doentes, e até esta data, será seguido o plano de evacuação estruturado pelo Governo”.
Este comunicado, de 06 de Junho de 2017, voltou a ser partilhado pelos cabo-verdianos que estão a exigir explicações ao governo por causa da morte da jovem, de 30 anos, que estava gravida, tendo o bebe falecido, também.
Jovem perdeu a vida depois de uma viagem de evacuação de barco que a levaria para o Sal