O presidente Robert Mugabe demitiu-se do cargo de presidente do Zimbabué esta terça-feira, através de uma carta, anunciou o líder do parlamento.

“Eu, Robert Gabriel Mugabe, apresento formalmente a minha demissão como Presidente do Zimbabwe, com efeitos imediatos”, pode ler-se na carta lida por Jacob Mudenda, o líder do parlamento. E diz que a decisão é “voluntária”, pedindo uma “transferência pacífica de poder”.

Robert Mugabe demite-se assim da presidência, ao fim de 37 anos no poder, por escrito, e antes do início do debate do “impeachment”, para a sua destituição.

A sessão que decorria no Parlamento acabou por ser foi interrompida. O anúncio feito pelo líder do parlamento, Jacob Mudenda, foi recebido com aplausos por parte dos deputados.

Nas ruas festeja-se o fim de uma era de quase 40 anos. O clima é de festa e alargou-se às ruas da capital, onde há carros a buzinar e pessoas eufóricas, entre danças, abraços e gritos.

Fonte: RTP