O sucessor de José Maria Neves, actual Primeiro-Ministro, será conhecido no dia 20 de Março de 2016.
Nesta semana o Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, anunciou a data para a realização das eleições legislativas. Dois dias depois do chefe de estado ter reunido com os partidos com assento parlamentar, PAICV, MPD e UCID, foi anunciado a data.
“Não se registou qualquer convergência de opiniões entre as entidades ouvidas, havendo, pelo contrário, uma pluralidade de datas sugeridas e um leque rico de argumentos em favor de uma ou outra data”, afirmou Jorge Carlos Fonseca.
“A minha decisão vai, pois, no sentido de marcar as eleições gerais para um Domingo situado no período imediatamente a seguir ao final do mandato desta Legislatura, garantindo o desiderato de nem as eleições, nem a campanha eleitoral, coincidirem com nenhuma grande manifestação cultural ou religiosa e potenciando uma boa afluência às urnas. Nestes termos, decidi marcar como data para a eleição dos Deputados à Assembleia Nacional o dia 20 de Março de 2016. Oportunamente será publicado o competente decreto presidencial”.
“Aproveito a oportunidade para apelar a todos os cidadãos, no país e no estrangeiro, que ainda não o tenham feito, podendo fazê-lo, a procederem ao recenseamento eleitoral e a organizarem a sua vida de modo a poderem exercer, no dia 20 de Março próximo, o dever cívico inalienável que é votar para a escolha dos nossos representantes na Assembleia Nacional, num ambiente que se deseja e se espera seja de liberdade, de sã e justa competição democrática, prestigiando-se e reforçando-se a nossa democracia, condição primeira de afirmação crescente no nosso Cabo Verde de um estado de direito moderno, de um país cada vez mais livre, competitivo e justo”, termina Jorge Carlos Fonseca na sua declaração ao país.






