Abraham Lincoln (político norte-americano que serviu como o 16° Presidente dos Estados Unidos), dizia sempre nos seus eloquentes discursos, que “A democracia é o governo do povo, pelo povo, e para o povo”.

Em dias normais os deputados da nação por esta altura estavam em visitas a círculos eleitorais, onde percorrem cutelos e achadas, saltam ladeiras e ribeiras, haja sol, haja vento, haja chuva, porque o que realmente interessa são os votos do “povão”.

Com o Covid-19 e o Estado de Emergência que vive o país, não há saídas nem visitas aos círculos eleitorais.

Sabe-se que os Deputados (Representantes) auferem um gordo salário mensal  de 136.000$000 (cento e trinta e seis mil escudos); ajudas de custos para todas as jornadas descentralizadas dentro e fora do País; passagem ida e volta para o tratamento médico no estrageiro e com um cheque de 100.000$000 (cem mil escudos) todos os anos; ajuda de custo no valor de 119.000$00 (cento e dezanove mil escudos) todos os meses para fazerem Visita aos seus Círculos Eleitorais, e várias regalias mais.

Centremos neste valor de ajudas de custos atribuídos aos Deputados (Representantes) para fazerem Visitas aos Círculos Eleitorais.

Ora bem! Os Deputados (Representantes) fazem visitas ao círculo, mas qual é o verdadeiro sentido desta visita?

Visita ao Círculo tem por objetivo auscultar a população, pois o Povo (Representados) tem a nobre função de supervisionar e levar os possíveis problemas para os Deputados (Representantes), para que este possa pedir ao Governo que direcione verba pública para onde realmente há necessidade. Portanto, vê-se neste simples exemplo, que o Povo (Representados) colabora e muito no trabalho dos Deputados (Representantes), tornando o trabalho deste mais eficaz e eficiente.

Agora pergunta-se: – Dado a situação em que estamos a viver, em que o Povo (Representados) se encontra de quarentena em casa e sabendo que os Deputados (Representantes) não podem fazer Visita ao Círculo Eleitoral durante o período do estado de emergência, por que não se abdicam dessas ajudas de custos no valor de 119.000$000 (cento e dezanove mil escudos), para ajudarem os verdadeiros capitães da Democracia que são o Povo (Representados)?

Já lá vão dois meses que os Deputados (Representantes) não fazem Visita ao Círculo Eleitoral, por causa da situação em que estamos a viver, e se somar matematicamente o número total dos Deputados (72) que temos na Magna Casa Parlamentar  mais os 119.000$000 (cento e dezanove mil escudos) vezes dois (2) meses, teríamos um valor total de 17.136.000$000 (dezassete mil, cento e trinta seis contos), o que contribuía e muito para ajudar o Povo (Representados) destas ilhas neste momento de aflição.

E terminamos perguntando: O que irão fazer os deputados com os 119 mil escudos que eram destinados as visitas aos círculos?