O ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continuou acelerado no quarto trimestre de 2016.
Segundo os dados do Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), contribuíram para essa tendência favorável, sobretudo, os sectores do turismo e dos transporte e serviços auxiliares aos transportes.
No turismo, de acordo com a mesma fonte, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos 32 trimestres consecutivos.
Contudo, neste sector os empresários apontaram a insuficiência da procura e o excesso de burocracia e regulamentações estatais como sendo os principais obstáculos no quarto trimestre de 2016.
Em relação ao transporte e serviços auxiliares aos transportes, no quarto trimestre de 2016, o indicador de confiança registou o valor mais alto dos últimos 17 trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, apesar da concorrência e das dificuldades financeiras que foram apontados como os principais constrangimentos no sector.
Em contrapartida, no sector do comércio em estabelecimentos, a conjuntura inverteu a tendência ascendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo. Para tal, pesaram também a questão da burocracia e regulamentações estatais e a rutura de stocks.
Igualmente, com tendência decrescente estiveram os sectores da construção, da indústria transformadora e comércio em feira.
O nível elevado da taxa de juros e o excesso de burocracia e regulamentações estatais para sector da construção e frequentes avarias mecânicas e equipamentos insuficientes no sector da indústria transformadora foram os principais constrangimentos apontados pelos empresários.
Fonte: Inforpress