“A sra. Michelle lembrou-se de cada detalhe e das conversas que mantivemos e o Presidente Obama mostrou-se muito grato e afável com a repectividade dela em Cabo Verde”, disse à VOA o chefe da diplomacia cabo-verdiana, que realçou, no entanto, a forma como o Presidente americano referiu-se ao seu país.
“Mostrou um profundo conhecimento de Cabo Verde, que ele considerou um exemplo em África, principalmente nas áreas de democracia, respeito pelos direitos humanos e progresso económico, de uma forma muito simples, natural, de um amigo, factos que revelam a sua enorme dimensão como estadista e humanista que está a marcar a história”, afirmou Luís Filipe Tavares que, com este encontro, acredita que “Cabo Verde continuará na agenda americana”.
Na sua estada de um dia em Cabo Verde em Junho, Michelle Obama, filhas e mãe encontraram-se com a primeira dama Lígia Fonseca e filha e com o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Fonte: VOA (Voz da América)
Obama agradece a Cabo Verde recepção a Michelle
O Presidente americano Barack Obama e a esposa Michelle manifestaram o seu apreço por Cabo Verde e a vontade de uma maior aproximação com os Estados Unidos.
Na passada sexta-feira o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, encontrou-se com o Presidente dos Estados Unidos da America, Barack Obama, e com a Primeira Dama, Michelle Obama.
À margem do Fórum Económico Estados Unidos-África, em que participaram o Presidente americano e líderes de cerca de 30 países africanos, Barack Obama reiterou a Luís Filipe Tavares a sua apreciação pela “democracia, estabilidade e progressos” de Cabo Verde, que, segundo ele, é um “exemplo em África”.
No encontro, o casal presidencial americano quis, no entanto, “de forma muito especial” agradecer a forma como a primeira dama foi recebida no arquipélago pelas autoridades cabo-verdianas a 26 e 27 de Junho, no início de um périplo pela África.