O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou nesta quarta-feira que o Governo está a trabalhar “com calma” para a privatização da Electra e assegurou que o processo poderá ficar concluído no próximo ano.
A afirmação foi feita pelo governante, na Cidade da Praia, após efectuar uma visita à central de Produção e Distribuição da Electra, com o intuito de se inteirar da instalação do sistema SCADA.
“Estamos a trabalhar com calma e com estudos, definir um modelo, procurar parceiros e encontrar a melhor solução para o país e quando for o momento a Electra será privatizada, mas até lá vamos continuar a trabalhar para melhorar as condições para termos energia limpa, mais barata, com segurança e em todas as ilhas de Cabo Verde”, avançou o ministro, que disse que a ideia passa também por aumentar a cobertura em termos de acesso a energia.
Entretanto assegura que o Governo está num “bom caminho” com o investimento que fez na Electra sendo que é muito importante para avançar para o processo de privatização, assim com trazer parceiros tecnológicos com capacidade de capital.
Por outro lado, sublinhou que o Estado tem o papel de regular, qualificar os recursos humanos, fiscalizar, garantir um serviço de qualidade e a bom preço, criar oportunidades de mercado, convocar o sector privado, tendo em conta que o objectivo é ter energia a custo mais baixo, segurança na produção de energia, qualidade de serviço e energia para todos do cabo-verdianos.
Para o vice-primeiro-ministro, a factura eléctrica tem de baixar e a ter um custo mais baixo para os cidadãos, mas também nas indústrias, de modo a criar novas oportunidade para os jovens cabo-verdianos em todas as ilhas de Cabo Verde.
A nível dos custos da produção eléctrica, adiantou que as mudanças já são visíveis, mas sublinhou que é preciso ainda melhorar a gestão, eficiência, e investir, sendo que existem perdas técnicas e comercial.
“O que importa são as reformas que estão a ser empreendidas. Penso que estamos na presença de algo extraordinário, sendo que é um projecto que visa utilizar a gestão da informação para optimizar nos custos, garantir melhorar qualidade de serviços é ter um sistema de gestão que seja optimizado, quer do ponto de vista da produção quer da distribuição”, reconheceu o ministro, que elogiou a Electra e a sua administração pelo “trabalho extraordinário”.
Olavo Correia fez-se acompanhar pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.
Por: Inforpress