Papa Francisco nomeia cabo-verdiano Teodoro Mendes Tavares bispo de Ponta de Pedras

1749

O cabo-verdiano Teodoro Mendes Tavares foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Ponta de Pedras no Pará, no Brasil.

Recentemente, Teodoro Mendes Tavares foi nomeado bispo coadjuntor da mesma diocese pelo Papa mas devido à renuncia de Saccardo conforme o artigo 401/1 do Código de Direito Canónico que estabelece que um bispo diocesano deve apresentar sua renúncia quando “completar 75 anos”, Teodoro assume assim o comando da Diocese de Ponta de Pedras.

Teodoro Mendes Tavares nasceu a 7 de Janeiro de 1964 em Cabo Verde. Foi ordenado sacerdote em 11 de Julho de 1993 e participou numa missão na Amazónia, entre 1995 e 2010. Em 2011 foi ordenado bispo na Cidade da Praia. O novo bispo Estudou Teologia na Universidade Católica Portuguesa, onde se licenciou em 1992. Morou na Irlanda, onde fez pós-graduação e mestrado sobre ecumenismo no Trinity College, de Dublin.

Ao longo de sua trajectória profissional, Tavares foi vigário paroquial e pároco em Alvarães, Uarini e Carauari (1995-1998); pároco em Bom Jesus e responsável do Centro Vocacional (1999-2011), entre outros cargos.

Além de integrar a arquidiocese de São Paulo, desempenhou as funções de bispo auxiliar junto da arquidiocese de Belém do Pará e trabalhou com questões ecuménicas e comunidades ribeirinhas.

Fonte: Terra