Pedro Pires inicia hoje uma visita de 10 dias à Cuba

984

O ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, inicia hoje, terça-feira, uma visita a Cuba.

O convite foi feito pelas autoridades de Havana e a visita começa hoje e tem a duração de 10 dias. A visita irá servir para renovar os agradecimentos às autoridades cubanas pelo apoio à luta de libertação de Cabo Verde e ao desenvolvimento do país ao longo dos 40 anos de independência, adiantou Pedro Pires à Radio de Cabo Verde.

“Sinto que temos, eu tenho pessoalmente, uma dívida moral com Cuba e com os dirigentes cubanos por tudo o que fizeram pela libertação de África”, disse Pedro Pires.

O ex-Presidente disse esperar discutir com o Governo cubano a possibilidade da partilha com Cabo Verde do espólio documental que se encontra em Cuba sobre a luta de libertação do país.

Durante a deslocação, Pedro Pires, que fez parte da sua formação militar em Cuba, tem um encontro previsto com o Presidente Raul Castro, bem como com outras individualidades.

Cuba foi um dos países que mais apoiou as lutas de libertação em África, nomeadamente em Cabo Verde, através da formação militar, mas também da formação de técnicos e quadros para as novas administrações desses países.

Ao longo dos 40 anos da independência de Cabo Verde, Havana manteve o seu apoio e a cooperação com Cabo Verde através da concessão de bolsas a estudantes cabo-verdianos.

Fonte: Lusa