Dois pilotos falharam uma aterragem, em Addis Ababa, na Etiópia, na segunda-feira, após terem adormecido durante o voo.
De acordo com o Aviation Herald, um site que publica relatórios e incidentes na aviação, o avião da Ethiopian Airlines manteve-se em piloto automático a cerca de 37 mil pés de altitude, e as autoridades aeroportuárias ficaram preocupadas quando a aeronave se aproximou do aeroporto sem começar a descida.
Quando o avião, que vinha de Cartum, capital sudanesa, sobrevoou o local foi emitido um alarme, que acordou os dois pilotos. A aterragem atrasou cerca de 25 minutos e o avião teve de ficar cerca de 2h30 no aeroporto.
De acordo com o analista Alex Macheras, o que aconteceu foi “muito preocupante” e poderá ter acontecido devido ao cansaço dos dois pilotos.
Deeply concerning incident at Africa’s largest airline — Ethiopian Airlines Boeing 737 #ET343 was still at cruising altitude of 37,000ft by the time it reached destination Addis Ababa
— Alex Macheras (@AlexInAir) August 18, 2022
Why hadn’t it started to descend for landing? Both pilots were asleep. https://t.co/cPPMsVHIJD pic.twitter.com/RpnxsdtRBf
Este não é o primeiro incidente do género que acontece, dado que, em maio, dois pilotos adormeceram também numa viagem de Nova Iorque, nos Estados Unidos, até Roma, em Itália.