Portugal figura entre os países que mais consomem álcool na Europa, um hábito que afeta cada vez mais as camadas jovens, revelam dados da Organização Mundial de Saúde. O país já superou mesmo os valores da Rússia.
O consumo de álcool surge associado a uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos e a uma em cada cinco entre os 20 e os 24.
No relatório da OMS, relativo a 2016, nem todos os números são negativos para Portugal: a média de mortes relacionadas com o álcool é menor no país do que a média da União Europeia.
Os números estiveram na segunda-feira no centro de um encontro promovido pela Câmara de Santo Tirso. A iniciativa, que termina esta terça-feira, visou debater a implementação do Plano Europeu de Ação para a Redução dos Malefícios Associados ao Consumo de Álcool 2012-2020.
No evento, conta o Público, Carolina Ferreira Borges, do gabinete regional da OMS para a Europa, salientou o facto de os níveis de consumo não se terem alterado significativamente no sul da Europa ao longo dos últimos anos. Pelo contrário, nos países de leste houve “uma quebra acentuada”.
Por: RTP






