Portugal: Kady Araujo está na final do Festival da Canção (Video)

Já são conhecidos os oito finalistas do Festival da Canção. Destes oito, um vai suceder a Conan Osiris como o representante de Portugal na Eurovisão este ano.

2723

Já são conhecidos todos os finalistas da edição de este ano do Festival da Canção, concurso musical organizado anualmente pela RTP que elege o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

A segunda semifinal decorreu este sábado — foi transmitida em direto pela estação pública — e apurou mais quatro finalistas do concurso, que se juntaram a Tiago Nacarato e Bárbara Tinoco, Marta Carvalho e Elisa, Filipe Sambado e Throes & The Shine, apurados na semifinal anterior.

Os finalistas, que vão apresentar-se na grande final do Festival da Canção em Elvas, no próximo sábado, 7 de março, são escolhidos por júri (composto por várias figuras ligadas ao meio musical português) e público. 

Autor: Dino D’Santiago
Intérprete: Kady
Canção: “Diz Só”

O autor da música é bem mais conhecido do que a intérprete: Dino D’Santiago, cantor de ascendência cabo-verdiana nascido em Quarteira, no Algarve — que até já deu a cara por um novo festival relacionado com esta localidade algarvia, o Sou Quarteira —, começou a carreira nos universos hip-hop, soul e R&B, colaborando com rappers nacionais. No início dos anos 2000, passou pelo concurso musical Operação Triunfo. Enquanto cantor integrou projetos como os Nu Soul Family e os Expensive Soul, mas a sua imposição na música portuguesa aconteceu recentemente e a solo, após a edição do álbum Mundu Nôbu, em 2018, que lhe valeu atenção internacional. Desde aí já editou o EP (mini-álbum) Sotavento, em 2019, e serviu quase como cicerone da nova música portuguesa e da “Nova Lisboa”, que canta numa colaboração com o produtor musical Branko, para a norte-americana Madonna.

Dino D’Santiago escolheu Kady para interpretar o tema que compôs para o Festival da Canção, “Diz Só”, cuja letra foi escrita por Kalaf, antigo membro dos Buraka Som Sistema. Caboverdiana, nascida na Cidade da Praia, Kady lançou o seu primeiro álbum em 2016. Segundo conta o jornal Público, “é filha de uma das fundadoras do grupo [caboverdiano] Simentera, a cantora (também professora) Terezinha Araújo”, estudou nos EUA, aprendeu jazz e já cantou a solo e em crioulo estilos musicais como a “soul, hip-hop ou funk”, além do já mencionado jazz.

Por: Observador