Os preços dos produtos importados diminuíram 0,9 por cento (%) em Abril do corrente ano, valor inferior em 1,3 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, informou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Através do seu documento Índice de Preços do Comércio Externo, o INE informa ainda que que a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,0%, em Abril, valor superior em 1,5 p.p. face ao registado no mês anterior.
A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca, por seu lado, foi de 2,0%, valor superior em 2,2 p.p. face ao registado no mês anterior.
De acordo com o documento, as categorias que contribuíram para a descida de preços na importação foram os bens intermédios (-4,7%), outros produtos primários (-30,5%), bens de capital (-13,5%) e combustíveis (-1,6%).
A mesma fonte assegurou que a descida de preços na importação foi atenuada pelos bens de consumo (5,0%), ou seja, apontou, a subida dos preços justifica-se com o aumento dos preços de produtos alimentares transformados (4,0%).
Em relação ao o índice de preço nas exportações, a variação mensal situou-se em 101,5, correspondendo a um acréscimo de 1,0% face ao mês anterior.
Os índices, subjacente e volátil na exportação, verificaram, em Abril, acréscimos de 0,8% e de 1,3%, respectivamente, face ao mês de Março de 2018.
A taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 1,1%.
Durante o período em análise registou-se, por outro lado, de acordo com o INE, uma “melhoria nos índices de termos de troca”, com um aumento global de 2,0%, comparativamente ao mês anterior.
Por: Inforpress






