Preços dos produtos importados diminuíram em 0,3%, no mês de Outubro

351

Os preços dos produtos importados diminuíram em 0,3 por cento (%), em Outubro deste ano, valor inferior em 2,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados avançados pelo INE, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,5% em Outubro último, valor inferior em 1,1 p.p. face ao registado no mês anterior, enquanto a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 0,8%, valor superior em 1,8 p.p. face ao registado no mês anterior.

Nesse mesmo mês, o índice de preço da importação situou-se em 106,0, tendo conhecido um decréscimo de 0,3%, relativamente ao mês anterior.

Os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram nesse período decréscimo de 1,2% face ao mês de Setembro deste ano. Por outro lado, o índice volátil na importação aumentou 2,1% face ao mês de Setembro.

Segundo a mesma fonte, as variações negativas mais significativas e que contribuíram para a descida dos preços ocorreram em categorias bens de consumo (-0,5%), e bens de capital (-6,5%).

Em termos homólogos, indica o INE, o índice de preço da importação aumentou 12,6%, relativamente ao mês de Outubro de 2017.

Já os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram em outubro de 2018, acréscimos de 13,8% e de 9,6%, respetivamente, face ao mês de Outubro de 2017.

Ainda a mesma fonte o índice de Preços da Exportação, no mês de outubro, situou-se em 106,2, correspondendo a um acréscimo de 0,5%, face ao mês anterior, enquanto que o índice subjacente na exportação verificou, na mesma data, um acréscimo de 0,7% face ao mês anterior.

Conforme o INE, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações, na mesma data, situou-se em 4,8%, enquanto que o índice subjacente na exportação verificou, em Outubro de 2018, um acréscimo de 7,6%, face ao mês de Outubro de 2017.

Já o índice volátil na exportação diminuiu 1,7%, face ao mês de Outubro de 2017.

O Índice de Preços do Comércio Externo (ICE) é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo.

O valor unitário é obtido a partir da razão entre o valor dos bens transacionados e a sua quantidade, sendo expresso em escudos cabo-verdianos por Kg e traduz o preço por unidade de medida.

Por: Inforpress