Tem inicio hoje, sexta-feira, a 83.ª edição da primeira liga portuguesa de futebol, a Liga NOS. E como tem vindo a ser habitual, Cabo Verde tem alguns futebolistas presentes na maior prova de futebol a nível de clubes em Portugal.
Foto: MaisFutebol
O numero exacto de jogadores cabo-verdianos e de origem cabo-verdiana, no momento não é possível dizer pois a época de transferência ainda esta aberta (fecha no dia 01 de Setembro) e poderá haver mexidas. Sendo assim a contagem que fizemos deu 17 jogadores.
No Estoril-Praia temos o jovem guarda-redes Thierry Graça e o luso cabo-verdiano, defesa direito, Mano, de 29 anos, que já foi contactado algumas vezes para vestir a camisola de Cabo Verde mas recusou.
Recentemente transferido, Tiago Almeida, defesa de 25 anos, joga agora no Moreirense.
Outro jogador que mudou de clube foi o avançado Ricardo Gomes que deixou o Vitoria de Guimarães para representar o Nacional da Madeira.
Heldon cumpre a segunda época emprestado pelo Sporting ao Rio Ave.
O defesa Gegé vai cumprir a segunda temporada no Arouca, equipa que esta na Liga Europa.
O recém-promovido Feirense trouxe consigo da segunda divisão o internacional cabo-verdiano Sérgio Semedo, médio de 28 anos.
Mais um jogador recém chegado a um clube português é o avançado Brito que deixou o Libolo de Angola para jogar no Marítimo da Madeira.
O Sporting é outra equipa que tem dois jogadores de nacionalidade cabo-verdiana e são eles o defesa Rúben Semedo, de 22 anos, e o extremo Gelson Martins, de 21 anos, que nasceu em Cabo Verde.
Na época passada foi um dos jogadores mais utilizados pelo treinador Petit, estamos a referir ao médio Hélder Tavares de 26 anos.
Sem espaço na equipa principal do Benfica, o guarda-redes Bruno Varela mudou-se em definitivo para o Vitoria de Setúbal, Bruno tem 21 anos e joga nas camadas jovens da selecção portuguesa.
O recém-promovido Desportivo de Chaves contratou o defesa da ilha da Boavista Félix Mathaus, defesa de 21 anos.
Silvestre Varela, de 31 anos, vai ficar no Futebol Clube do Porto treinado agora por Nuno Espírito Santo.
Tem 35 anos, é um dos veteranos do clube e já foi internacional cabo-verdiano. Ricardo, defesa central, vai completar mais uma época, a sexta consecutiva, ao serviço do Paços de Ferreira.
Fez uma boa pré-época e o lado direito da defesa do Benfica é certamente, já que André Almeida esta lesionado, de Nelson Semedo. Ainda no Benfica temos o filho da dona Néné, Eliseu.
Segundo nossas fontes poderá chegar mais um jogador a um destes clubes, enquanto isso, este são os jogadores cabo-verdianos e/ou filho de cabo-verdianos presentes na Liga NOS, a liga principal de todos os países com mais cabo-verdianos.