Ranking FIFA com nova fórmula: Cabo Verde sobe uma posição

880

A FIFA divulgou nesta quinta-feira a atualização de agosto do ranking, com uma nova fórmula de cálculo que se traduz em muitas alterações na hierarquia. A campeã do mundo França assume agora a liderança.

Cabo Verde subiu um lugar no ranking ocupando a posição 64 com 1356 pontos, mantendo-se no “Top 10” da Confederação Africana de Futebol.

O novo modelo deixa de ter uma lógica temporal – ponderava resultados dos últimos quatro anos, com mais peso no último ano – e passa a somar ou subtrair pontos em função dos jogos jogados. É baseado no método Elo, e resulta de uma fórmula que pondera a importância do jogo, o resultado e o resultado «expectável», tendo em conta o ranking de cada uma das seleções que se defrontam.

A FIFA explica que a nova fórmula pretende corrigir alguns desequilíbrios que se verificavam no modelo anterior, nomeadamente a possibilidade de as seleções evitarem jogar particulares para influenciar a sua posição na hieraquia.

O novo sistema de cálculo também introduz novas categorias de jogos e de ponderação do seu peso, passando a dar, segundo a FIFA, «menor importância a particulares e maior a jogos de fases finais, como o Mundial». Nas fases finais também é introduzida ponderação diferente para jogos da fase de grupos ou das fases a eliminar. E uma seleção não perde pontos por uma derrota na fase a eliminar, para valorizar ter-se apurado.

Além disso, a FIFA diz também que deixou de haver ponderação em função da Confederação de cada seleção, ao contrário do que acontecia, e que resultava em maior valorização das seleções da Europa e América do Sul.

Os 10 primeiros do novo ranking FIFA*

1. (7) França

2. (3) Bélgica

3. (2) Brasil

4. (20) Croácia

5. 14) Uruguai

6. (12) Inglaterra

7. (4) Portugal

8. (6) Suíça

9. (10) Espanha

9. (12) Dinamarca

11 (5) Argentina

* entre parêntesis a posição anterior

Por: Maisfutebol/DTudo1Pouco