Na temporada anterior, 2016/2017, Ricardo Gomes estava no Nacional da Madeira quando o clube desceu da primeira liga para a segunda. O salense optou por ficar e nesta temporada foi a melhor da sua carreira de jogador profissional.

Ricardo Jorge Pires Gomes, de 26 anos, disputou 39 jogos nesta temporada, 2017/2018, onde fez sete assistências e marcou 24 golos sagrando-se o melhor marcador da segunda liga e ainda campeão nacional pelo Nacional da Madeira. Ricardo também foi premiado duas vezes como jogador do mês.

O DTudo1Pouco falou com o jogador que explicou o porque de tantos golos, onde também falou sobre a selecção de Cabo Verde.

DTudo1Pouco: Qual o segredo de tantos golos?
Ricardo Gomes: Acho que foi a confiança que o Mister e os meus Companheiros depositaram em mim, que me fez sentir importante para a equipa, e claro o meu trabalho diário.

DTudo1Pouco: Quando o Nacional desceu de divisão porque optaste por ficar e jogar a segunda liga?
Ricardo Gomes: Primeiro porque tinha mais um ano de contrato e também porque contavam comigo para atacar a subida à primeira liga. E agora vejo que foi o melhor para mim ter ficado.

DTudo1Pouco: Qual era o numero mínimo de golos que querias marcar?
Ricardo Gomes: A minha meta para esta época era de 20 golos mas as coisas correram muito bem que acabei por superar fazendo 24.

DTudo1Pouco: O teu contrato termina em Junho. Vais continuar no Nacional?
Ricardo Gomes: Sim o meu contrato acaba no próximo mês… ainda não decidi o meu futuro mas está tudo em aberto.

DTudo1Pouco: Certamente já tens muitos clubes a cobiçarem o teu passe. Podes dizer alguns deles?
Ricardo Gomes: Já apareceram muitas propostas tendo em conta que fiz uma grande época, mas acho melhor não entrar em detalhes sobre os clubes.

DTudo1Pouco: Nesta temporada és o cabo-verdiano com mais golos, tens acompanhado o desempenho dos teus colegas da selecção?
Ricardo Gomes: Sim através das redes sociais vou acompanhando a época dos meus colegas de selecção que não jogam aqui em Portugal, porque os que jogam aqui tenho a oportunidade assistir os jogos na televisão.

DTudo1Pouco: Ansioso por voltar a jogar pela selecção?
Ricardo Gomes: Sim é sempre um orgulho representar a nossa selecção e eu estou sempre disponível para dar o meu máximo para defender as nossas cores.

Avançado Zé Luís critica falta de jogos amigáveis dos Tubarões Azuis

DTudo1Pouco: Recentemente Zé Luís criticou a falta de jogos amigáveis, és da mesma opinião?
Ricardo Gomes: Acho que ele tem razão no que disse, porque os jogos amigáveis são sempre uma oportunidade de os jogadores se conhecerem melhor dentro de campo e estarem mais entrosados ficando assim preparados para as competições oficiais.