Todos os atletas que estão nos Jogos Olímpicos sonham com a conquista da desejada medalha de ouro tornando este objecto o mais desejado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
Medalhas de ouro devem conter pelo menos 6 gramas de ouro 24 quilates Foto: Rio 2016
A medalha de ouro tem apenas 1,34% de ouro, a de bronze tem 6,16% de cobre a de prata tem 92,5% de prata. O Comité Olímpico Internacional estabelece que cada medalha de ouro deve conter pelo menos 6 gramas de ouro 24 quilates. As medalhas do Rio 2016 pesam cerca de 500 gramas. Seu valor, calculado com base na sua composição, é de cerca de US$ 600, de acordo com estimativas do Conselho Mundial de Ouro, ou seja 541,140 euros e em escudos cabo-verdiano é 59.754,7$00.

As últimas medalhas douradas feitas inteiramente de ouro foram entregues nos Jogos Olímpicos de 1912.

As medalhas Rio 2016 foram produzidas pela Casa da Moeda do Brasil. Com um diâmetro de 85 mm e um peso de 500 gramas são as maiores e mais pesadas da história.

Seu projecto mostra algumas folhas de louro – símbolo da vitória na Grécia antiga – em torno do logótipo da Rio 2016. Com elas, o objectivo era representar não só excelência atlética, mas também as forças da natureza e os princípios da sustentabilidade e acessibilidade.

As medalhas vêm em uma caixa de madeira em forma de pedra, que foi certificada pelo Conselho para a Protecção das Florestas, garantindo que o material procede exclusivamente de florestas que atendam aos mais altos padrões de sustentabilidade.

Para fazer isso, exigiu-se o cumprimento dos critérios ambientais rigoroso e de padrões de trabalho. Por exemplo, no processo de obtenção de ouro foi proibido o uso de mercúrio, um grande poluente.

Fonte: Terra/BBC Brasil