O dia 30 de Março foi um dia histórico para Cabo Verde pois em relação a manifestação do dia 27 superou-se as expectativas e o povo saiu a rua para manifestar contra o novo estatuto dos titulares de cargos políticos.
O MAC # 114 foi o responsável pelas duas (três, porque em Janeiro aconteceu o primeiro) manifestações. Rony Moreira é um dos jovens que está a frente e aceitou conversar com o DTudo1Pouco.

DTudo1Pouco: Como surgiu o MAC?
Rony Moreira: O MAC # 114 surgiu nas redes sociais, nas trocas de mensagens entre jovens descontentes com a situação do país. Principalmente, o problema de desemprego, falta de oportunidade e segurança.
DTudo1Pouco: Qual é a funcionalidade do MAC? E porque o MAC tem o numero 114?
Rony Moreira: A funcionalidade do MAC # 114 é o seu objectivo. O nosso objectivo é ser um movimento cívico voltado para a melhoria qualitativa da nossa democracia. Ou seja, o MAC # 114 deseja uma mudança e transformação de atitudes dos nossos políticos e dos cidadãos. Por outras palavras, queremos uma democracia participativa. E o 114 é um número de um regimento parlamentar que diz isto: Artigo 114º (Reacção contra ofensas à honra ou consideração). Adoptamos este número porque sentimos-nos ofendidos.
DTudo1Pouco: A 1º manifestação do MAC teve cerca de 20 pessoas, e foi em Janeiro deste ano, deu vontade de desistir na altura?
Rony Moreira: Não! Até porque a manifestação era para ter menos que vinte e só sete pessoas deram a cara. Tínhamos a obrigação de dar a cara, pela juventude crioula.
DTudo1Pouco: A manifestação do dia 30 de Março superou as expectativas?
Rony Moreira: Sinceramente, sim! A nossa expectativa inicial era colocar 500 pessoas na rua. Depois, as coisas vão acontecendo e sentimos que mais pessoas iam sair. Mas nunca 5.000 mil.
[vsw id=”OnCbIBEgtew&feature” source=”youtube” width=”425″ height=”344″]
DTudo1Pouco: Qual é o próximo passo depois da manifestação de 30 de Março?
Rony Moreira: A ideia de MAC #114 não passa só pela manifestação. Temos de ser pró-activos, a responsabilidade é hoje maior.
DTudo1Pouco: O MAC pode vir a ser um partido político?
Rony Moreira: O nosso objectivo não é isto! De momento somos um movimento cívico e estamos concentrados nas nossas acções.
DTudo1Pouco: Algum dos partidos políticos entraram em contacto com membros do MAC a fim de leva-los?
Rony Moreira: Não! MAC # 114 é um movimento cívico. Tem pessoas de todas as sensibilidades partidárias.
Bruno da Moura