Santo Antão: Porto Novo já conta com Centro de Atendimento às Vítimas da VBG

459

O município do Porto Novo, em Santo Antão, já dispõe de um centro de atendimento às vítimas da Violência Baseada no Género (VBG), cuja abertura teve lugar, sábado, 02, no quadro das comemorações do Dia do Município.

A abertura do centro, que funciona nas instalações do centro da juventude, resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto Novo e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equilíbrio do Género (ICIEG).

Segundo o presidente da câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, que presidiu ao acto de abertura, o município passa a partir de agora a dispor de um espaço que, além da assistência às vítimas da VBG, vai actuar ainda no sentido da erradicação de mal, neste concelho.

Do ponto de vista institucional, a câmara vai assegurar a supervisão e o acompanhamento do centro que, segundo Aníbal Fonseca, “visa o objectivo maior” que é o de “erradicar a VBG” no Porto Novo.

O comandante da Policia Nacional no Porto Novo, José Lima, que esteve presente no acto de abertura desse espaço, por seu lado, considerou a VBG “um fenómeno que se coloca com alguma acuidade” no Porto Novo, onde 40 por cento (%) dos casos atendidos nos serviços policiais, ultimamente, foram relacionadas com a violência doméstica.

José Lima destacou a actuação da sua instituição na resolução dos casos de VBG no Porto Novo, e disse dispor de dois agentes preparados para atender as vítimas.

Para a operacionalização desse espaço, a Câmara Municipal do Porto Novo conta ainda com a parceria do Ministério da Justiça.

Fonte: Inforpress