O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse, quinta-feira, em Santo Antão, que o Governo está “na fase de mobilização do financiamento” com vista à construção do aeroporto desta ilha.

Ulisses Correia e Silva, que falava num encontro com os emigrantes em férias, fez o ponto da situação do projecto, lembrando que os estudos técnicos estão elaborados, já foi apresentado o plano director e está definida a localização do aeroporto, que vai ser construído no Porto Novo.

Sem avançar a data para a construção do aeroporto de Santo Antão, o chefe do Governo disse que estão empenhados em dar a esta ilha a sua infra-estrutura aeroportuária para que a região possa dar “o salto” em termos do desenvolvimento económico.

“O processo é longo, mas há estudos, a localização já foi determina e o plano director já foi apresentado. Agora, estamos na fase de mobilização do financiamento para dar Santo Antão o seu aeroporto, que vai ser construído no Porto Novo”, sublinhou Ulisses Correia e Silva.

O primeiro-ministro, que chegou, quinta-feira, a Santo Antão para, a convite da Câmara Municipal do Porto Novo, participar nas festas de São João, reafirmou ainda o propósito do Governo em avançar com a segunda fase de ampliação do porto marítimo do Porto Novo.

A ideia do Governo é, segundo o governante, ampliar o porto para adaptá-lo ao turismo de cruzeiros e à actividade pesqueira.

Ulisses Correia e Silva falou aos emigrantes ainda dos transportes marítimos em Cabo Verde, admitindo a existência de “algumas turbulências”, mas, assegurou, este sector está “na fase de estabilização”.

Quanto aos transportes aéreos, o chefe do Governo avançou que a TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) está também a ser estabilizada, estando a companhia a voar, neste momento, para Portugal, prevendo-se que, a partir de Julho, inicie voos também para Boston, Paris e para o Brasil, com a aquisição de um segundo avião.

Por: Inforpress