O Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, Santos Silva, garantiu nesta terça-feira, 04 de Abril, que Cabo Verde contará sempre com Portugal como “um dos seus advogados mais paladinos” na aproximação deste país africano à União Europeia (UE).
Augusto Santos Silva respondia, no Parlamento português, a uma pergunta do deputado do CDS-PP Filipe Anacoreta Correia sobre se Portugal vai aproveitar a visita do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entre os próximos dias 08 e 12, a Cabo Verde para “dar um passo em frente na aproximação” à UE.
Cabo Verde “faz parte da Macaronésia, é o único arquipélago a norte do Equador que, neste espaço atlântico, não faz parte da União Europeia e tem um acordo especial de cooperação que está a terminar”, recordou o deputado centrista.
“Trata-se de um país indiscutivelmente da nossa tradição ao nível da paz, do funcionamento das instituições, do contributo para a democracia, de tudo aquilo que é estrutural do respeito pelos direitos humanos”, defendeu Anacoreta Correia.
Portugal, respondeu Santos Silva, “tem sempre apoiado as decisões soberanas de Cabo Verde no sentido de uma ligação preferencial à UE”.
A última dessas decisões é a aproximação à OCDE, referiu o ministro, garantindo o apoio português.
“À União Europeia, Cabo Verde sabe que conta sempre com Portugal como um dos seus advogados mais paladinos”, sublinhou.
O Governo cabo-verdiano anunciou há um mês que “brevemente” o país vai liberalizar vistos para cidadãos da União Europeia, como forma de melhorar e aumentar o turismo no arquipélago.
Fonte: Lusa/Inforpress