O Governo de Cabo Verde anunciou hoje um apoio a um dos principais cartazes turísticos do país, o Carnaval de São Vicente, ilha que está a recuperar da destruição provocada pela tempestade Erin, em agosto.
“O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas já fez a primeira transferência, 50% do financiamento do Carnaval de São Vicente”, anunciou hoje, em comunicado, referindo que o protocolo com a Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV) foi assinado na sexta-feira.
“São Vicente passou por uma tempestade que provocou vários danos, inclusive perdas humanas: neste momento de renascimento e de trabalho, o carnaval, uma das maiores manifestações culturais da ilha e um enorme atrativo turístico-cultural e que também movimenta a economia da ilha, merecia um sinal mais do que positivo”, justificou.
A disponibilização do apoio pretende servir como “um passo firme para garantir uma preparação atempada e um Carnaval ainda mais vibrante”, apesar da tempestade, que provocou nove mortos.
O financiamento do carnaval é atribuído através do Fundo do Turismo de Cabo Verde.
O Governo de Cabo Verde anunciou que a intervenção de emergência em São Vicente, que vai durar até 2026, está orçada em 45 milhões de euros e que a verba está garantida, graças aos fundos de emergência do arquipélago (17 milhões de euros) e ao apoio de parceiros.
Foi ainda anunciado um plano de reconstrução com resiliência, que está em preparação e com um valor indicativo de 350 milhões de euros, a aplicar em 10 anos.
O Governo cabo-verdiano espera que metade seja garantida pelos parceiros, através de donativos, financiamentos concessionais, garantias multilaterais ou conversão de dívida num fundo climático, para que o desembolso não afete os indicadores macroeconómicos e a estabilidade cambial do país.
Por: Lusa






